-
Arquitetos: Óscar Miguel Ares Álvarez
- Área: 420 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Jesús J. Ruiz Alonso
Descrição enviada pela equipe de projeto. O processo de renovação de um pátio doméstico na rua Platerías do pequeno município de Santibañez de Valcorba - Valladolid - foi planejado como anexo de vários pavilhões a duas residências existentes através de distintos mecanismos de sutura.
Essencialmente, a estratégia foi construir uma cobertura plana que conectasse ambas as casas. Os pavilhões foram construídos com materiais reciclados: foi reutilizada a pedra da demolição prévia para executar os muros de carga, por isso foi aproveitado entre 50-60% dos materiais que tínhamos.
O demais é um jogo de relações entre conceitos opostos que geram distintas tensões formais: leveza/solidez; opacidade/transparência; cheio/vazio; abstração/figuração.
No nosso processo de enfrentamento de dualidades opostas, foi essencial a definição de uma plataforma neutra sobre a qual se levantam os pavilhões de vidro e alvenaria - para conseguir o efeito da continuidade e que ao mesmo tempo existisse um jogo de relação material com as paredes de alvenaria e as preexistentes.
O fechamento exterior é opaco, sólido. Interpreta a tradição do entorno ao ser realizado com alvenaria e técnicas tradicionais de cimento da região.
Nossa intenção foi a de recuperar os símbolos e códigos cotidianos representados em muros e portões, pedra e cimento, privacidade e reclusão. Um exterior hermético no qual o limiar leva a uma atmosfera de luz, contrastes e transparências.